Filmes para o Vestibular 2011 .1 da Uesb
O ano letivo para os novos universitários acaba de ter início, mas para outros tantos estudantes, o desejo de ingressar no Ensino Superior permanece, e se renova a cada nova chance de concorrer às vagas disponibilizadas nos processos seletivos da Uesb. Para os mais atentos e dedicados, a preparação para maratona de provas já começou, mas ela ultrapassa os conteúdos impressos em livros , dando espaço também para a sétima arte!
Além de todo o conhecimento absorvido acerca das línguas estrangeiras, matemática, português, biologia e demais disciplinas, os candidatos precisam de sensibilidade e capacidade de interpretação, pois também serão exigidas para sua aprovação questões relacionadas a produções cinematográficas. A Comissão Permanente de Vestibular (Copeve) acaba de divulgar a relação dos filmes para o Processo Seletivo 2011.1 da Uesb.
Linha de Passe. O filme de Walter Salles conta a história dos jovens Reginaldo, Dario, Dinho e Dênis. Quatro jovens com aspirações diferentes, filhos de uma empregada doméstica, mais uma vez grávida de pai desconhecido. Personagens que vêm de um mesmo meio, mas que lidam com transformações, ambições e carências diferentes.
Já o contexto escolar do adolescente brasileiro, rico ou pobre, menino ou menina, é o que mostra Pro dia nascer feliz, filme de João Jardim. Os projetos, indagações e motivações dessa fase importante de formação, além do cotidiano profissional de professores, expõem o complexo quadro de desigualdade e violência a partir do contexto escolar. O filme foi premiado em 2006, pelo Festival de Gramado.
Baseado em fatos reais, A Onda, filme de Dennis Gansel, nasce a partir de um professor do Ensino Médio que decide ensinar, por meio de um experimento, os mecanismos do fascismo e do poder. O movimento ganha um líder, um lema e um nome: “A Onda”. Como consequência, o poder da unidade torna o experimento mais sério, e uma verdadeira ameaça a todos, mas já é tarde demais para que possam interrompê-lo.
"Pelo esforço é que se abre o caminho." (Virgílio)
Por Jéssica Baroni Queiroz
http://www.uesb.br/ascom/ver_noticia_.asp?id=5800