Páginas

sábado, 12 de junho de 2010

Odontologia

Odontologia
É a ciência voltada para o estudo e o tratamento dos dentes, da boca e dos ossos da face. O dentista cuida da saúde e da estética da boca. Restaura, extrai e limpa dentes, projeta e instala próteses e realiza cirurgias. Também previne e cura de doenças da gengiva, da bochecha e da língua. Esse profissional, que em geral faz carreira em consultório particular, costuma iniciar-se na profissão dividindo o espaço de atendimento, por causa dos altos custos dos equipamentos. Para exercer a profissão é preciso registrar-se no Conselho Regional de Odontologia - CRO.
- Mercado de trabalho
Como a maior parte das faculdades de Odontologia está localizada no Sudeste, a concorrência é acirrada. Por outro lado, há áreas no Norte, no Nordeste e no Centro-Oeste com carência desse especialista, o que sinaliza a má distribuição de cirurgiões-dentistas pelo país. O setor público é um grande empregador. Segundo o Ministério da Saúde, o número de equipes de saúde bucal, formadas por cirurgiões-dentistas e profissionais auxiliares, pulou de 4.261, em 2002, para 16.756, em maio de 2008.
Abrir um consultório exige grande investimento e o retorno é demorado, por isso muitos recém-formados prestam concurso público ou trabalham como funcionário em clínicas odontológicas, principalmente nas populares. Para quem é autônomo, as áreas mais aquecidas são a dentística restauradora, a endodontia, a odontopediatria e a implantodontia. Nesses casos, as capitais e as grandes cidades são os melhores mercados. Com o envelhecimento da população, a odontogeriatria apresenta boas perspectivas.

- O curso
A formação básica inclui disciplinas da área de saúde e Ciências Biológicas, como anatomia, patologia, fisiologia, histologia, microbiologia, imunologia e bioquímica. As matérias profissionalizantes incluem radiologia, materiais dentários, dentística, endodontia, periodontia, cirurgia e traumatologia, próteses, odontopediatria, ortodontia, entre outras. No segundo ano, o aluno começa a treinar restaurações e demais procedimentos em aulas práticas de laboratório,utilizando um manequim odontológico. A partir do terceiro, passa a atender pacientes na clínica da faculdade. É obrigatória a apresentação de um trabalho de conclusão de curso (TCC).  


-O que você pode fazer:

Clínica geral Restaurar e extrair dentes. Implantar próteses.
Dentística restauradora Restabelecer a forma e a função dos dentes, clarear e corrigir sua posição.
Endodontia Tratar alterações na polpa e na raiz dos dentes.
Estomatologia Diagnostica e trata doenças da boca.
Implantodontia Implantar próteses isoladas, parciais ou completas (dentaduras) nos maxilares.
Odontologia legal Fazer exame e perícia judicial e elaborar atestados e laudos técnicos. Identificar cadáveres pela arcada dentária.
Odontologia para pacientes especiais Atender pacientes com necessidades especiais (pacientes em situação de risco ou que apresentam psicopatologias ou patologias físicas).
Odontopediatria Tratar problemas bucais e dentes de crianças.
Ortodontia Alterar a mordedura e a posição dos dentes com aparelhos.
Periodontia Cuidar das gengivas e dos ossos que dão sustentação aos dentes, fazendo cirurgias, raspagens e implantes.
Prótese dentária Projetar e confeccionar próteses de dentes danificados ou substituir os destruídos, restabelecendo disfunções na mordedura e na mastigação.

Informações Básicas:

Sálario médio incial: de R$ 2.200,00 a R$ 2.900,00


Duração média do curso: cinco anos


- Onde estudar:

Bahia:
UFBA (Salvador)
UESB (Jequié)

Minas:
UFMG (Belo Horizonte)
Faculdade Federal de Odontologia de Diamantina (MG)
PUC –MG ( Belo Horizonte)



 Por: Fernando Luiz Ribeiro.

 
Integradoos | by TNB ©2010