Páginas

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Primeira visita ao ginecologista


A decisão de ir pela primeira vez ao ginecologista na maioria das vezes é decisão da mãe. Logo de inicio causa uma certa preocupação para as adolescentes pois é como se deixasse de ser criança.
As principais razões que levam uma menina ao ginecologista, pela primeira vez, são: as inseguranças em relação as mudanças do corpo, o ciclo menstrual, questões sobre sexualidade, higiene íntima, métodos contraceptivos, doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), AIDS, dúvidas sobre a idade certa para menstruar, menstruação dolorosa ou irregular, dores na barriga fora do período menstrual, irritações, corrimentos vaginais não habituais, nódulos ou lesões incômodas, ardor ao urinar, líquido ou nódulo no seio, início da vida sexual com dúvidas sobre contraceptivos e planejamento familiar.
Quando a menina é ainda virgem não se faz exame ginecológico completo.  É feita uma espécie de entrevista, geralmente o médico perguntas sobre a idade que ocorreu a primeira menstruação; presença de problemas ginecológicos graves (infecção genital, quisto no ovário, nódulos ou caroços nos seios); utilização de contraceptivos, quais, por quanto tempo e como se sentiu; gravidez; presença de doenças sérias ou operações cirúrgicas; vacinação contra rubéola e hepatite B; presença de hipertensão, diabetes, altas taxas de colesterol e câncer de mama na família; entre outras, depois um exame clínico e observação dos caracteres sexuais secundários. Mais se for um caso de queixa ginecológica  é imaginável que seja  pedido um exame de ultrassonografia pélvica via abdonominal. Quando ocorre uma outra consulta o médico geralmente pergunta se a paciente começou a fumar ou se trocou de namorado, essas são perguntas que habitualmente são feitas.
Para uma boa consulta com o ginecologista é importa que não marquem a consulta em períodos menstrual, quem tenha feito uma boa higienee responder as perguntas com calma. Dessa forma você cria um vinculo com o profissional e uma confiança difícil de acabar.

                                                                                                                       

                                                                                                                           Por: Francielle Brito


http://www.clicrbs.com.br/especial/rs/donna/19,0,2689588,Dicas-que-tranquilizam-as-adolescentes-na-hora-da-primeira-visita-ao-ginecologista.ht
 
Integradoos | by TNB ©2010