Páginas

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Cólera

Epidemia de cólera no Haiti já matou 253 pessoas e chegou à capital .

As autoridades haitianas tentam por todas as formas conter o surto, que já atingiu 3015 pessoas, dez meses depois do grande terramoto que causou a morte de cerca de 300 mil haitianos.

Cólera
Período de incubação
É de aproximadamente cinco dias. Vencendo a acidez estomacal, multiplica-se no intestino delgado de forma bastante rápida e, em razão de seus sintomas, pode causar desidratação, perda de sais minerais e diminuição acentuada da pressão sanguínea em curto espaço de tempo, com possibilidades de causar a morte das pessoas afetadas.


Transmição
 É pela ingestão da água, alimentos, peixes, frutos do mar e animais de água doce contaminados por fezes ou vômito de indivíduo portador da doença, sem o devido tratamento. Mãos que tiveram contato com a bactéria ou mesmo moscas e baratas podem provocar a infecção.
  • Os pacientes liberam os vibriões em suas fezes por cerca de vinte dias.
A cólera afeta, principalmente, locais onde o saneamento básico é precário. A bactéria sobrevive por até cinco dias em temperatura ambiente e é resistente ao congelamento. No ambiente marinho, vive bem em temperaturas entre 10 e 30°C. Entretanto, não resiste a temperaturas acima de 80°C e tampouco à exposição ao cloro.  Assim, a fervura ou cloração de água e alimentos antes de sua ingestão e evitar o uso de gelo em bebidas, salvo quando este tiver sido feito com água tratada, são algumas das principais medidas para impedir a manifestação da doença.



                                                                                                                                  Por: Bruna Reis
 
Integradoos | by TNB ©2010