Páginas

domingo, 7 de novembro de 2010

Curiosidades sobre o Curso de Biotecnologia

O setor de novas tecnologias ganhou um aliado com a implementação da Política Nacional de Desenvolvimento da Biotecnologia setores como meio ambiente, saúde, indústria e agropecuária passaram a receber investimentos do governo federal  com isso, surgiu a graduação multidisciplinar em Biotecnologia.

Esse campo atua na realização de pesquisas polêmicas como clonagem – processo de criação de um organismo geneticamente igual por meio assexuado –, alimentos transgênicos ou geneticamente modificados, células-tronco – aquelas que são capazes de originar outros tecidos do corpo.


O biotecnólogo investiga o emprego de microorganismos no cultivo de alimentos para torná-los mais apetitosos e seguros. Nas indústrias farmacêuticas, os medicamentos biológicos abrem novas perspectivas de cura para males que a pesquisa tradicional ainda não conseguiu tratar. 

As matérias fundamentais do curso são química, física, cálculo, biologia e informática. A partir do segundo ano, alguns cursos seguem caminhos diferentes, adotam matérias que variam entre Metodologia da Pesquisa Científica, Gestão em Biotecnologia, Estatística Experimental, Bioética e Biossegurança, Biomacromoléculas, Enzimologia, Biologia Molecular, Engenharia Genética, Melhoramento Genético em Biotecnologia, Processos Bioindústrias, Imunologia e Bioinformática. 

 Àreas de Atuação de um Biotecnólogo:

O biotecnólogo ou o engenheiro em biotecnologia  pode trabalhar nos setores agrícola e industrial e nas áreas de saúde e meio ambiente. Na área da saúde ele atua no desenvolvimento de formas de diagnóstico, na produção de vacinas, remédios e hormônios de crescimento e no tratamento e prevenção de doenças.

No setor agrícola, é possível desenvolver plantas geneticamente modificadas resistentes a pragas e a condições climáticas adversas. As técnicas aplicadas são capazes ainda de aumentar a produtividade do plantio e a qualidade do fruto.

Quem opta pela área industrial pode trabalhar com a criação de fontes alternativas de biocombustíveis, mercado considerado muito promissor tendo em vista o alto preço do petróleo e a exaustão das reservas mundiais. O profissional da indústria também atua na produção de produtos de limpeza e tecidos. 

 A produção de vitaminas, enzimas e aminoácidos para fazer alimentos como biscoitos e bolos é outra vertente do trabalho na área industrial. Essas substâncias deixam o produto mais crocante, brilhante e duradouro. A biotecnologia também é usada na produção de alimentos e bebidas que utilizam processos fermentativos como o pão, a cerveja e o vinho.

O salário inicial, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Biotecnologia (Abrabi), pode variar de R$ 2.500 a R$ 4.000 para quem trabalha como pesquisador em empresas e segundo a associação, o valor pode aumentar para o profissional que além dos estudos, desenvolve produtos.



Algumas Instituições de Ensino que oferecem o Curso de Biotecnologia :


Região Nordeste
Bahia: UFBA.
Ceará: UFC.
Rio Grande do Norte: Ufersa.

Região Sudeste
Minas Gerais: Unifal, UFSJ, Unipac, UMA.
Rio de Janeiro: UFRJ, UEZO,
São Paulo: UFSCar, Unesp, USP.

Região Sul
Paraná: UFPR, Unipar.
Santa Catarina: Unoesc.
Rio Grande do Sul: UFPel, UNIPAMPA.


 Para mais informações acesse :

http://www.ufba.br/

http://www.ufrj.br

http://www.ufc.br/portal/



Por - Jéssica Baroni Queiroz

http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,AA1312957-5604,00.html
http://www.vestibular.brasilescola.com/guia-de-profissoes/biotecnologia.htm

 
Integradoos | by TNB ©2010