Estudante é preso acusado de fraudar Enem 2010
Em Belo Horizonte - Um candidato de 18 anos que fazia o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na Pampulha em Belo Horizonte, foi conduzido à Superintendência da Polícia Federal em Minas Gerais por suspeita de tentar fraudar o teste. Fiscais da prova e integrantes do Centro de Seleção e Promoção de Eventos (Cespe) constataram que o estudante havia postado em seu perfil no Twitter a capa da prova desse domingo dia 07 de Novembro de 2010, enquanto ainda realizava o exame.
A Polícia Militar foi acionada e o candidato não pôde terminar a prova e foi conduzido até a Polícia Federal junto com representantes do Cesp.
Os fiscais desconfiavam que o rapaz poderia estar fotografando a prova e a enviando para alguém, com o objetivo de receber as respostas das questões . À polícia, o rapaz negou a tentativa de fraude e disse que fez apenas uma brincadeira.
_Ele disse que alterou a data na capa da prova de sábado com um programa de computador e programou o twitter para postar a imagem neste domingo, no horário da prova. Cabe agora à polícia verificar qual é a versão verdadeira - disse o delegado federal Alexandre Chaves de Andrade.
O candidato foi liberado no início da noite de domingo, depois de prestar depoimento, a corregedoria da Polícia Federal fará uma análise do caso, para detectar se o ato pode ter consequências para o candidato na esfera criminal, ou se trata apenas de uma infração ao edital do exame. Se for confirmada a versão de que se tratou de uma brincadeira, está descartada a ocorrência de crime.
Por _ Bárbara Alves Pacheco
http://educacao.uol.com.br/ultnot/2010/11/07/candidato-e-preso-ao-ser-flagrado-fotografando-a-prova-do-enem-em-mg.jhtm