Páginas

sábado, 29 de maio de 2010

Curso de Nutrição

É a ciência responsável por preservar a saúde humana, através dos alimentos. O nutricionista planeja, administra e coordenam programas de al  e nutrição em empresas, escolas, hospitais, hotéis, restaurantes comerciais, entre outros lugares. Ele define os cardápios das refeições, sugerindo pratos que supram as necessidades nutricionais dos clientes, pacientes ou hóspedes. Orienta e prescreve dietas individuais ou de grupo, para diabéticos, hipertensos, obesos, pacientes de doenças renais, hepáticas ou qualquer outra doença cujo tratamento exija um acompanhamento alimentar específico.


Mercado de Trabalho:

As políticas públicas têm aberto oportunidades de trabalho para os nutricionistas. O Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) exige que o responsável técnico seja um bacharel em Nutrição. O mesmo vale para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), mais conhecido como merenda escolar. Esses profissionais também integram os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nas), que dão suporte direto às equipes do Programa Saúde da Família (PSF), do governo federal. O Sul e o Sudeste do país, devido à grande concentração de indústrias, ainda são as regiões que mais empregam nutricionistas. Outra possibilidade são as redes varejistas, como supermercados, restaurantes, padarias, bufês e hotéis, que contam assiduamente com os graduados em Nutrição. Indústrias alimentícias, como a Nestlé, a Unilever e a Sadia, costumam abrir vagas para o profissional de desenvolvimento de produto. Além disso, com o aumento do número de obesos, o crescimento de casos de doenças do metabolismo, como o diabetes, e a crescente preocupação das pessoas em ter uma alimentação saudável, a tendência é que haja maior procura pelo nutricionista para trabalhar com prevenção. As melhores oportunidades estão em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Belo Horizonte, mas é possível encontrar vaga sem regiões industriais, como Campinas, no interior de São Paulo, e Camaçari, na Bahia. No interior do país há carência de profissionais e, por isso, a remuneração tende a ser atrativa.



O curso
A maioria das disciplinas do currículo básico é da área médica, como fisiologia, anatomia e bioquímica. Mas boa parte do curso é dirigida à formação profissional, com aulas teóricas e práticas sobre qualidade nutricional dos alimentos, educação e higiene alimentar e avaliação nutricional. Nas aulas práticas de cozinha, o aluno aprende técnicas de preparo e conservação dos alimentos e investiga as transformações que eles sofrem antes de ser disponibilizados para o consumo. As disciplinas de patologia, farmacologia, dietoterapia e microbiologia dos alimentos complementam a formação profissional. O estágio é obrigatório, assim como o trabalho de conclusão de curso (TCC).


O que você pode fazer
Administração Supervisionar e gerenciar a produção de alimentos em indústrias alimentícias, cozinhas industriais, hospitais, restaurantes de empresas e comerciais, escolas e spas.
Controle nutricional Criar cardápios balanceados para restaurantes industriais.
 Desenvolvimento de produto Pesquisar e desenvolver produtos para a indústria alimentícia, fazendo testes culinários e degustações dos pratos.
Nutrição clínica Prescrever dietas a pacientes de hospitais e adaptar a alimentação aos tratamentos. Formular dietas de emagrecimento e de reeducação alimentar. Prestar consultoria a empresas do setor de alimentos.
Saúde pública Planejar e supervisionar programas de merenda e alimentação em creches, escolas e centros de saúde.

Duração média: quatro anos.
O salário médio inicial é de aproximadamente R$ 1.323

Onde estudar:
Universidade Federal da Bahia – UFBA (Vitória da Conquista)
Faculdade São Camilo – FSC (Salvador)
Universidade Gama Filho – UGF (Salvador e Ilhéus)
Faculdade de Tecnologia e Ciência - FTC (Vitória da Conquista)

Minas Gerais:
Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (Belo Horizonte)
Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP
Universidade Federal de Viçosa – UFV
Universidade Estadual de Montes Claros - UniMontes


Por : Fernando Luiz
 
Integradoos | by TNB ©2010