Páginas

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Engenharia Civil



O Engenheiro civil deve projetar, gerenciar e executar projetos de obras, casas, edifícios, pontes, barragens, portos e aeroportos.
O profissional, pode desenvolver projetos, trabalhar no canteiro de obras ou dedicar-se  a administração dos recursos, e gerenciamento e infraestrutura da ocupação dos edifícios.
Nas aulas do curso de Eng. Civil as disciplinas que mais se deve ter dedicação são a matemática, física, estatística, desenho e lógica, além das técnicas de trabalho e gerenciamento de equipes.
Nos anos finais, o aluno cursa disciplinas mais ligadas às áreas de especialização, como as disciplinas de: estruturas, construção civil, hidráulica e saneamento. Para se obter o diploma o estágio é obrigatório, dependendo das escolas de engenharia o trabalho de conclusão de curso também será exigido.

O Mercado de trabalho:
O mercado da engenharia civil vive um bom momento no Brasil, uma das principais causas desse  sucesso é causado pelo pelo programa do governo federal, chamado Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), que abriu milhares de postos de trabalho devido os investimentos na construção de moradias populares, construção de estradas e saneamento básico, além das construtoras privadas que não tiveram problemas com a crise de 2009, e continuam contratando profissionais para os empreendimentos individuais.
 A previsão para os próximos anos no mercado, continua sendo as de boas expectativas isso se deve a Copa do Mundo de 2014 que será no país e  ao se  aproximar, deverá criar ainda empregos devido a reforma e construção de novos estádios e adaptação das áreas nas cidades sedes dos jogos.

As principais áreas que você pode atuar:
Construção urbana -  Projetar, construir e reformar prédios e grandes instalações, como estádios esportivos, shopping centers e aeroportos.
Estruturas e fundações Projetar e edificar fundações e estruturas de madeira, aço ou concreto, que dão apoio às construções, calculando o material necessário e as dimensões da obra.
Hidráulica e recursos hídricos Projetar, gerenciar e executar obras de barragens, canais, reservatórios, sistemas de irrigação, drenagem ou obras costeiras.
Saneamento Fazer o projeto e construir obras de saneamento básico, como redes de captação e distribuição de água e estações de tratamento de água e esgotos.
Transportes Projetar e construir obras de infra-estrutura, como rodovias, ferrovias, viadutos, portos, metrôs e viadutos.

Por : Fernando Luiz

Informações básicas
Nomes: Eng. de Fortificação e Construção; Eng. de Produção Civil; Eng. em Constr. Civil.
Duração média: 5 (cinco anos).
Salário médio: R$ 5.476,85 (graduação)
Onde Estudar:
Bahia
 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA - UEFS
 UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SALVADOR - UCSAL
 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA UFBA

Minas Gerais
UNIVERSIDADE DE ALFENAS - UNIFENAS
 PONTÍFICA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MG - PUC/MG - BELO HORIZONTE
 UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS - UFMG
 UNIVERSIDADE VALE DO RIO DOCE - UNIVALE
 UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO - UFOP
 UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA – UFV


  



                                                                 


 
Integradoos | by TNB ©2010