Páginas

quinta-feira, 13 de maio de 2010

- Dengue!

A dengue é causada por um vírus da família Flaviridae e é transmitida através do mosquito Aedes aegypti, também infectado pelo vírus. Até hoje foram encontrados 4 tipos de dengue, tendo em vista que o vírus causador da doença possui quatro sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. No Brasil, já foram encontrados da dengue tipo 1, 2 e 3. A dengue de tipo 4 foi identificada apenas na Costa Rica.
 Dentre eles  destacam-se a Dengue Clássica e a Hemorrágica. A dengue Clássica, é um tipo de dengue muito parecido com os sintomas da gripe. Febre súbita e alta (acima de 40 C°), fortes dores de cabeça, dor atrás dos olhos, dor nos ossos e articulações, falta de apetite e paladar, moleza e cansaço, náuseas e vômitos, manchas vermelhas, costumar durar entre 5 a 7 dias.
A dengue hemorragica, logo no inicio é parecida com a  Dengue Clássica,mas com a evolução da doença, surgem hemorragias. É caracterizada por alterações da coagulação sanguínea da pessoa infectada. Seus sintomas são: fortes dores abdominais continuas, pele pálida, fria e úmida, vômitos intensos, sangramento na boca, nas gengivas e no nariz, boca seca e muita sede, pulso fraco, dificuldade de respiração, perda de consciência. E se não for devidamente tratada pode levar a morte.
 O contagio é feito pela picada do mosquito Aedes aegypti. As fêmeas picam porque precisam de uma proteína que se encontra no sangue humano para desenvolver seus ovos.  O problema é que, em troca, deixam o vírus no corpo da vítima, que pode ter sido herdado dos pais ou obtido ao picar alguém infectado. Eles se desenvolvem  em qualquer acúmulo de água limpa. Elas colocam ali ovos que lemvam 10 dias para se tornarem adultos. E não adianta trocar a água pois os ovos sobrevivem até um ano grudado nas paredes até encontrarem  outro acumulo de água para se desenvolverem.
 Ao perceberem os sintomas a pessoa deve procurar imediantamente um médico, mesmo qui  já tenha contraído dengue antes. É importante beber muita água e ficar em repouso. Tomar corretamente os remédios passados pelo médico. Em hipótese alguma deve se tomar qualquer remédio por conta própria.
 E não se esqueçam de: 
      1.     Evitar água parada.
2.     Jogar sempre que possível desinfetante nos ralos externos das edificações e nos internos pouco utilizados.
3.     Drenar terrenos onde ocorra formação de poças.
4.     Não acumular latas, pneus e garrafas.
5.     Encher com areia ou pó de pedra poços desativados ou depressões de terreno.
6.     Manter fossas sépticas em perfeito estado de conservação e funcionamento.
7.  Não despejar lixo em valas, valetas, margens de córregos e riachos, mantendo-os desobstruídos.
8.     Não cultivar plantas aquáticas.

http://g1.globo.com/FlashShow/0,,15212,00.swf
                                                                                                                                Por: Francielle Almeida.
 
Integradoos | by TNB ©2010